quinta-feira, 12 de abril de 2012


Ide fazei discípulos

"Discípulos de Cristo". Essa denominação evangélica tem origem norte americana. Foi proposta em: 1809 por Thomas Campbell e seu filho Alexander Campbell. Eles enfatizaram entre outras coisas que era essencial a união de todos os cristãos, por uma única causa a de promover o "Simples Cristianismo Evangélico". De modo que cresceu e tornou-se a maior denominação norte-americana.

Palavra hebraico talmid  que quer dizer: 'aprender' (discípulos), veio a ser usada para indicar, aquele que seguia algum rabino especifico e a sua escola de pensamento. A palavra discípulo esta relacionada à ideia de disciplina, isso é muito instrutivo porque acima de tudo, dos verdadeiros discípulos requer-se disciplina. Jesus não chamava homens meramente para que o seguissem. Ele exigia que eles renunciassem a tudo. Isso, porque ser discípulo envolve questões de vida e de morte, porque o alvo do mesmo é vida eterna. O sacrifício próprio do discipulado rompe com as relações humanas mais preciosas. O individuo abandona o seu lar, seus pais os seus amigos, seus irmãos, as suas irmãs, e até mesmo, se necessário for, sua terra natal.

Fazer discípulos, esta é a ordem da grande comissão do “ide”, tal qual a igreja de Atos que não obstante as quatro paredes saiu e foi testificar de Jesus (At.1.8) "... e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra".

Nos hoje, como discípulos não saímos aos valados, encruzilhadas dos caminhos para cumprir a grande comissão emposta a nós, necessitamos parar e rever algumas verdades já conhecidas, algumas maneiras esquecidas pela igreja. Quantas vezes já ouvimos falar dessa ordem missionária? Quantas vezes já ouvimos falar no “ide” de Jesus? Alias, há uma grande crise na igreja dos dias de hoje: A de coerência, com relação a verdades e posturas que ela conhece, mas se vê incapaz de verberar ou reagir, de tornar pratica no dia a dia. Jesus sabia que a tendência do cristianismo seria torna-se um cristianismo de púlpito e de discursos, por isso ordenou: “fazei discípulos”. Antes de ser uma religião de discursos, cristianismo é vida gerando vidas. E você o que tem feito hoje em prol desta grande comissão? Será que “Ide” não produz ecos dentro de sua alma? Nisto conhecereis que são meus discípulos (Jo 13.35).

Ministério de Evangelismo

Um comentário: