sábado, 7 de abril de 2012

Por quê celebrar a Páscoa?





A maioria das pessoas descobrem que já estão para comemorar a Páscoa quando entram em um supermercado e enxergam aqueles milhares de ovos de chocolate pendurados por tudo que é lugar, aí elas lembram que tem que comprar os ovos para as crianças para os familiares e amigos. Mas que relação tem o ovo de chocolate com Páscoa? Você nunca parou para pensar? Será que isso está certo?

Bem primeiramente vamos definir o que é Páscoa: a Páscoa tem sua origem na história do Antigo Testamento quando o povo de Israel, então conhecido como povo hebreu saiu do Egito, no Hebraico significa “passagem”, ou seja, a libertação do povo hebreu do Egito para a terra prometida Canaã. Um fato importante que vale apena mencionar é que nessa saída foi realizado um ato simbólico que mais tarde viria a se cumprir com Jesus Cristo. Nesse tempo Deus mandou pragas sobre o Egito e a última praga caiu sobre todo o primogênito, todos eles morreriam menos os do povo Hebreu que para escapar deveriam matar um cordeiro novo e imaculado e aspergir o sangue dele nos umbrais das portas de suas casas, demarcando que ali havia uma família que pertencia ao povo de Deus. O sangue daquele cordeiro significava a remissão dos pecados.

Este símbolo veio a se cumprir com a morte de Jesus Cristo que ocorreu na sexta-feira que antecedia a Páscoa, pois os Judeus a comemoram todo o ano relembrando a passagem, e também se voltam para Deus para pedir perdão por seus pecados. Jesus ressuscitou ao terceiro dia depois de sua morte, sendo Ele o Cordeiro que morreu por toda a humanidade, Jesus é a nossa Páscoa, Jesus é a “Passagem” para o Pai e para a vida eterna.

Sendo assim a Páscoa é mais uma data em que Jesus Cristo deveria ser o centro das atenções, em que as pessoas deveriam se voltar uma vez mais a Ele e reconhecer seus pecados e reconhece-lo como o Salvador da humanidade. Mas não é bem isso que tem acontecido, o paganismo tem tomado conta de tudo, inclusive dessa celebração, a igreja Católica adotou o ovo como símbolo da páscoa por que segundo ela ovo significa vida, só que essa ideia vem de costumes pagãos da antiguidade.

A origem dos ovos e coelhos é antiga e cheia de lendas. Segundo alguns autores, os anglo-saxões teriam sido os primeiros a usar o coelho como símbolo da Páscoa. Outras fontes, porém, o relacionam ao culto da fertilidade celebrado pelos babilônicos e depois transportado para o Egito. A partir do século VIII, foi introduzido nas festividades da Páscoa um deus teuto-saxão, isto é, originário dos germanos e ingleses. Era um deus para representar a fertilidade e a luz. À figura do coelho juntou-se o ovo que é símbolo da própria vida. Embora aparentemente morto, o ovo contém uma vida que surge repentinamente; e este é o sentido para a Páscoa, após a morte, vem à ressurreição e a vida. A Igreja no século XVIII adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo. Assim foi santificado um uso originalmente pagão, e pilhas de ovos coloridos começaram a ser benzidos antes de sua distribuição aos fiéis.

Para o mercado capitalista isso é mais uma oportunidade de superfaturar, assim as crianças e também os adultos são usados como meio de consumo dos ovos, e o sentido da Páscoa vai se perdendo, pois já não tem se dado ênfase ao verdadeiro sentido e cada geração nova têm menos conhecimento sobre a verdade dessa data existir e ser comemorada. Pergunte para uma criança que já vai à escola, o que significa a Páscoa para ela? A resposta será triste de se ouvir.

A comemoração da Páscoa pode e deve ser uma grande oportunidade de evangelização, através de explicações do seu significado e o porquê de sua comemoração se chegará a Jesus Cristo. Uma ótima indicação é o filme Paixão de Cristo que deve ser usado como ferramenta para atingir um público maior, este filme pode ser exibido em lugar público e antes e depois ser aproveitado um breve tempo para falar sobre o mesmo e sobre a Páscoa enfatizando que Jesus Cristo é a nossa Páscoa e a Passagem para a vida eterna. Também poderia ser distribuída a cruz de chocolate com uma mensagem da redenção. Fica as dicas para trabalhos futuros em que as igrejas podem aproveitar para se envolver com a sociedade evangelizando, afinal é para isso que estamos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário